Este é o segundo post sobre o Estudo de funções matemáticas usando o Excel, onde no primeiro post tratei sobre a Função Inversa. Dessa vez vamos explorar o uso desse software, no estudo de funções matemáticas através de um exemplo com Função Irracional.
FUNÇÃO IRRACIONAL
Não custa relembrar, que, para melhor compreensão, é importante dominar os conceitos de Conjuntos Numéricos e suas relações, tipos de funções, etc. O post se restringe a explorar um recurso tecnológico para implementar as aulas de Matemática e também ajudar o aluno a explorar dúvidas quanto ao esboçamento de gráficos.
- Domínio: D = R > 0 (Reais maiores que o zero).
- Gráfico: Parábola.
Siga os seguintes passos:
1º) Abra uma planilha vazia no Excel. (Estou usando a versão 2010).
2º) Construa uma tabela, com três colunas.
2º) Construa uma tabela, com três colunas.
3º) Nomeie as colunas como mostra a imagem.
4º) Insira os valores para a coluna "CONSTANTE" e a coluna "X".
5º) Na primeira célula da coluna, que contém função, insira a seguinte fórmula: =RAIZ(A3+B3) (Essa fórmula calcula a raiz quadrada de x+1, de acordo com cada entrada nas células)
6º) Para evitar de ficar digitando todas as entradas de fórmulas em cada célula (na coluna que contém a função), passe o cursor do mouse no canto inferior direito da primeira célula com a fórmula, clique, segure e arraste para baixo até a última célula.
Dessa maneira copiará todas as células automaticamente na coluna. Caso use o Office 2007 ou 2010 (não sei se mostra em versões anteriores), perceberá um cruz de cor preta quando passar o cursor do mouse como especificado no 6º) passo. Quanto o número de casas decimais fica ao seu critério.
Tente construir outros gráficos com funções irracionais, não precisa de muita habilidade com o Excel.
Próximo post: Um exemplo com uma Função Modular.
COMENTÁRIOS