A conjectura de Poincaré foi um teorema aparentemente insolúvel que foi proposto pela primeira vez em 1904. Lidando com um ramo da matemática espacial chamado topologia.
Publiquei no blog um post sobre um teorema muito famoso (homenageado pela Google) que já durava séculos sem uma prova matemática. Me refiro ao mundialmente conhecido Último Teorema de Fermat, demonstrado em 1993 pelo matemático britânico Andrew John Wiles.
Grigory Perelman - Imagem: kokosoup.com |
Desta vez, abordo sobre mais um feito extraordinário ocorrido no mundo da Matemática, que chegou a ser comparado a uma bomba atômica pela comunidade matemática no mundo inteiro. Estou falando da Conjectura de Poincaré.
Às conjecturas utilizadas como prova de resultados matemáticos dão-se o nome de hipóteses. [Wikipédia]
Sobre a Conjectura
A conjectura de Poincaré foi um teorema aparentemente insolúvel que foi proposto pela primeira vez em 1904. Lidando com um ramo da matemática espacial chamado topologia, o teorema, a grosso modo, procurou provar que qualquer forma, sem um buraco pode ser transformado em uma esfera, por exemplo, um coelho.
Parece muito fácil, mas diga isso para os matemáticos, que, por mais de um século, lutaram para provar a conjectura.
Mas o matemático russo Grigory Perelman, conhecido também como Grisha, anunciou uma solução positiva para o problema, recusando o prêmio pela primeira vez (em 22 de agosto de 2006) e ficando sumido por um bom tempo. No mês de março de 2010, foi reconhecido por resolver um dos sete desafios do milênio. No dia 24 de março do mesmo ano se recusou, pela segunda vez, a receber o prêmio.
A sua recompensa?
Um milhão de dólares e com a Medalha Fields (equivalente ao Prêmio Nobel no mundo da matemática). Mas o matemático desdenhou o convite a aceitar o dinheiro, dizendo que o conhecimento que ele ganhou de provar a conjectura foi mais valioso do que qualquer quantia.
Está afim de ficar milionário? Segue a dica logo abaixo:
Conjecturas famosas sem solução
- Hipótese de Riemann
- Sem solução há mais de 150 anos.
- Prêmio: 1 milhão de dólares, pago pela Clay Mathematics Institute.
- Hipótese do Continuum
- Conjectura de Goldbach
- Conjectura dos primos gêmeos
- Outros no artigo O que a Matemática ainda não responde.
"O vazio está em toda parte e pode ser calculado, o que nos dá uma grande oportunidade. Eu sei como controlar o universo. Então me diga, por que eu deveria correr para um milhão?" [disse em Komsomolskaya Pravda, jornal russo]
COMENTÁRIOS