Em 9 anos de realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), organizador do concurso, divulgou um ranking com as 20 cidades campeãs em Matemática.
Em 9 anos de realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), organizador da competição, divulgou um ranking com as 20 cidades campeãs em Matemática. O que talvez possa lhe deixar surpreso, é que todas elas são cidades pequenas do interior com menos de 10 mil habitantes.
O IMPA chegou a esse resultado calculando a razão entre o total de pontos acumulados durante os 9 anos de competição da OBMEP e o número de alunos classificados para as segundas fases.
- Dores do Turvo (MG)
- Cocal dos Alves (PI)
- Cachoeira de Minas (MG)
- Coronel Xavier Chaves (MG)
- Carvalhos (MG)
- Coimbra (MG)
- Conceição dos Ouros (MG)
- Três Arroios (RS)
- Santo Antônio do Rio Abaixo (MG)
- Pimenta (MG)
- Tocos do Moji (MG)
- Juruaia (MG)
- Senador Firmino (MG)
- Selbach (RS)
- Capitólio (MG)
- Tupandi (RS)
- São Bonifácio (SC)
- Mato Leitão (RS)
- Japaraíba (MG)
- Senhora de Oliveira (MG)
A diferença é que um professor no interior do país tem um status social que não existe nas grandes cidades. Um professor com alunos medalhistas de olimpíadas é reconhecido.
[Claudio Landim, coordenador da OBMEP]
Leia a reportagem completa no G1. Lá você lerá mais detalhes sobre o papel do professor, o seu reconhecimento e o impacto no ensino nestas pequenas cidades. Não deixe de ler e assistir o vídeo.
Leia também:
- Os matemáticos de Dores do Turvo: Escola pública de pequena cidade mineira torna-se a maior campeã da Olimpíada de Matemática ao estimular os alunos a estudarem até cinco horas após as aulas e distribuir prêmios como tablets.
COMENTÁRIOS