Financiada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg e Yuri Milner, incluindo o co-fundador da Google, Sergey Brin, entre outros, a fundação Breaktrough Prize entregou cinco prêmios de três milhões de dólares para projetos avançados de matemáticos.
Financiada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg e Yuri Milner, incluindo o co-fundador da Google, Sergey Brin, entre outros, a fundação Breaktrough Prize entregou cinco prêmios de três milhões de dólares para projetos avançados de matemáticos. Esta é a primeira vez que a fundação premia matemáticos.
O Breaktrough Prize destina-se a reconhecer avanços importantes no campo da Matemática, honrar os melhores matemáticos do mundo, apoiar os seus futuros empreendimentos e comunicar a emoção da Matemática para o público em geral.
O matemático francês de origem russa Maxim Kontsevich, os ingleses Simon Donaldson e Richard Taylor, o cientista americano-australiano de origem chinesa Terence Tao e o americano Jacob Lurie venceram o prêmio anual Breakthrough Prize no campo da Matemática.
O objetivo do prêmio é não só financiar novos projetos relacionados à Matemática, mas torná-los mais visíveis para os jovens e tentar aumentar o número de alunos que querem se envolver neste setor. Além disso, destina-se também que as pessoas reflitam sobre a relação fundamental entre Matemática e desenvolvimento da tecnologia.
A Matemática é essencial para a condução de progresso humano e inovação neste século. Os vencedores do Prêmio deste ano têm feito grandes contribuições para o campo e estamos animados para comemorar seus esforços. [Mark Zuckerberg]
Mark Zuckerberg e Larry Page na cerimônia de premiação |
A Matemática é a mais fundamental das ciências - a linguagem que eles são todos escritos dentre as melhores mentes matemáticas que beneficiam a todos nós através da expansão da esfera do conhecimento humano. [Yuri Milner]
Trabalhos realizados pelos matemáticos
O primeiro prêmio no campo da Matemática foi para Simon Donaldson (56) para seu estudo sobre a relação entre a estabilidade em geometria algébrica e geometria diferencial, Maxim Kontsevich (49) por seu trabalho em uma grande variedade de disciplinas matemáticas, Jacob Lurie (36) sobre seus trabalhos em geometria algébrica, Terence Tao (38) por sua contribuição para a análise numérica e teórica e Richard Taylor (52) por suas descobertas na teoria das formas automórficas.
Cada um dos vencedores receberá um prêmio, junto com um prêmio em dinheiro de 3.000 mil dólares e fará parte do conselho para escolher os vencedores do próximo ano. A partir de 2015, o prêmio será concedido a cada ano.
Leia mais em Breaktrough Prize.
COMENTÁRIOS