O Skype in the classroom é uma verdadeira conexão entre a sala de aula e o mundo externo (literalmente).
Você já imaginou aulas em campo virtuais com especialistas em cada disciplina/área? Imagine uma aula de História, especificamente sobre a Idade Média, através de uma vídeo conferência entre um especialista que está em algum castelo medieval na Europa e uma sala de aula no Brasil. imaginou? O Skype in the classroom é uma verdadeira conexão entre a sala de aula e o mundo externo (literalmente).
Alunos de uma escola em Connecticut (EUA) fizeram uma chamada Skype, que está fora deste mundo. Crianças da 3ª e 4ª série enviaram suas perguntas para dois engenheiros que estavam na ISS (Estação Espacial Internacional). Assista a vídeo chamada para ouvir todas as grandes perguntas dos alunos e descobrir o que é preciso para se tornar um astronauta real (ative as legendas para Português do Brasil).
Alunos de uma escola em Connecticut (EUA) fizeram uma chamada Skype, que está fora deste mundo. Crianças da 3ª e 4ª série enviaram suas perguntas para dois engenheiros que estavam na ISS (Estação Espacial Internacional). Assista a vídeo chamada para ouvir todas as grandes perguntas dos alunos e descobrir o que é preciso para se tornar um astronauta real (ative as legendas para Português do Brasil).
É sempre válida a iniciativa de grandes empresas, para a melhoria da Educação no mundo. Hoje descobri mais um ótimo recurso que pode ser muito bem empregado aqui mesmo no Brasil, basta haver boas ideias e a parceria de empresas e instituições que apoiam a Educação, para a sua implementação.
O que faz o In the classroom?
É uma plataforma de compartilhamento de atividades em sala de aula, e conta com o auxílio de um especialista numa área, que, através de uma chamada pelo Skype, conectado em tempo real com a sala de aula, mostra o outro lado da lado da aula, que seria impossível ver, sentir e admirar. O Skype in the classroom encurta distâncias e faz com que os olhos se abram para novas possibilidades. A experiência é fantástica.
![]() |
Na imagem, alunos no Japão em uma conferência com um explorador na Antártida. |
Na página Stories, há diversos depoimentos de professores, alunos e professores em modo virtual, que relatam a experiência desta ferramenta inspiradora.
Além desta funcionalidade, o In the classroom oferece um espaço reservado onde professores, alunos e colaboradores podem enviar suas lições para o site education.skype.com. O ambiente permite que crie a sua própria Aula Skype e se conecte a professores e especialistas de todo o mundo.
Como se registrar?
Passo 1 - Acesse education.skype.com/ e role a página até o rodapé do site para alterar o idioma do site.Neste caso, para Português (Brasileiro).
A página será atualizada para este idioma.
Passo 2 - Em seguida clique no botão Criar Conta.
Ao seguir este passo, uma janela suspensa abrirá com algumas opções de registro.
Passo 3 - Recomendo que use um login já criado de conta do Skype ou crie uma nova conta no Skype.
Após se registrar em alguns deste serviços, talvez você será redirecionado para a sua conta online do Skype. Recomendo que faça logoff (sair da conta) da sua conta e volte a acessar o endereço education.skype.com. Desta vez clique em Conectar.
Ao clicar em Conectar, novamente aparecerá tela de registro mostrada no passo 2.
Passo 4 - Clique no botão do Skype para acessar o seu login. Desta vez, será redirecionado para a sua conta no In the classroom.
Insira seus dados de login e clique em Conectar-me.
Logo na página inicial, há uma mensagem para usar esse serviço sem anúncios, caso seja uma escola que esteja usufruindo deste ambiente. Clique em Solicite agora, e entre com o nome da escola e site e envie o pedido.
Configurando a sua conta
O próximo passo é fazer as alterações em seu perfil. Logo abaixo da caixa de busca, na parte superior direita do site, passe o cursor do mouse sobre seu nome e clique em Editar o meu perfil.Tudo é muito simples e sem complicação. Complete o seu perfil inserindo todas informações pedidas, como:
- Nome;
- Endereço de e-mail;
- Sua foto;
- Categorias que melhor lhe descrevem;
- Biografia curta;
- País onde reside;
- Fuso horário (procure por America/São_Paulo);
- Idioma (portuguese);
- O seu website;
- Nome da escola, caso seja professor;
- Marque uma opção que corresponde a faixa etária dos estudantes com quem quer trabalhar;
- Opções se deseja receber newsletter;
- Seu Twitter.
Após inserir estas informações, clique no botão Atualizar perfil. Agora veja com ficou o seu perfil.
Ao acessar o seu perfil, você tem a opção de se conectar às redes sociais como: Facebook, Twitter, Microsoft e o próprio Skype.
Como criar uma aula
Ainda dentro do seu perfil, role a página até ver dois botões, como mostra a imagem abaixo.
Clique no botão Criar uma aula Skype para adicionar sua primeira aula no ambiente. É muito simples e rápido. As informações pedidas:
- Título da sua aula;
- Imagem de capa (220 x 220);
- Descrição da aula;
- Fotos e vídeos;
- E outras funções.
Após inserir todas as informações, você salvar a aula como rascunho ou publicar. A aulas ou lições aparecerão também em seu perfil e nas buscar em In the classroom. Atente para a descrição da aula que deverá inserir.
Se você não pretende submeter aulas ao in the classroom, você pode enviar recursos que você julga útil para professores e alunos para o ambiente. Links com dicas de artigos, vídeos, imagens, que possam auxiliar e tornar as aulas mais atraentes.
Ponto positivo
Toda e qualquer alternativa ou método que auxilia a forma como a Educação é tratada e compartilhada, tem o seu valor e merece destaque positivo, em meio a tantas precaridades no ensino de qualquer disciplina no Brasil e no mundo. O In the classroom, é um ótimo ambiente para aprender, e, principalmente, a se inspirar.Ponto negativo
Não tem. Porém, como é um recurso que depende de um software que faz chamadas e vídeos conferências, a necessidade de uma boa banda de internet é essencial, e neste ponto o Brasil ainda não detém de uma rede nacional com uma velocidade de conexão satisfatória.No mais, é uma excelente forma de conectar alunos, professores e especialistas espalhados pelo mundo todo, tendo como objetivo a melhoria da Educação de crianças e jovens.
Como você mesmo disse o problema para o Brasil é que a Internet só é "boa" na hora de pagarmos a conta. Nas principais capitais ainda funciona mais ou menos, mas no interior !!!!
ResponderExcluirA forma de se produzir educação está mudando e a aqui no Brasil ainda estamos no século XIX.
Ah que se repensar os conteúdos e a forma de levá-los ao estudante ou cada vez mais a garotada após o fundamental vai se desinteressar pela escola. Não me venha com este papo de contextualizar porque isso é pura embromação. Sugiro a todas a leitura do livro Por que os alunos não gostam da escola? de Daniel Willinggham.
Olá, Paulo!
ExcluirQual a sua sugestão de reformular os conteúdos e levá-los aos estudantes desta nova geração? Outro problema é que há muitas ideias, e, o governo e nem ninguém coloca em prática.
Contextualizar não é embromação, é uma das melhores formas existentes de trazer um conteúdo para próximo de sua realidade.
Abraço!
A idéia é simplesmente maravilhosa, levando os usuários a inovarem, a fazerem o bom uso racional desta ferramenta que é a Internet. Parabéns e obrigado pela divulgação Prof. Edigley.
ResponderExcluirOlá, Sidney!
ExcluirAcredito que há centenas de ferramentas na informática espalhadas por ai, precisando apenas de uma ideia para implementar e trazer ótimos resultados para a Educação.
Um abraço!