Segundo Christian de Sena, 18 anos, um dos campeões nacionais de Cubo Mágico, pode sim e muito.
Segundo Christian de Sena, 18 anos, um dos campeões nacionais na resolução do desafio, pode sim e muito.
Sem dúvida, o cubo mágico ajudou minha capacidade de raciocínio. Gradualmente, conforme fui ficando melhor, fui melhorando minha performance na escola. [Christian de Sena em entrevista ao UOL]
Mas não sou o típico participante de campeonatos de cubo mágico. Até que me dou bem em matemática, mas não gosto. Não é minha praia. Sou mais fã de biologia e sociologia. Há muito, a figura do nerd e do geek se transformou e atividades antes atribuídas apenas a eles, tornaram-se comuns. [Christian de Sena]
Aquele estudante estereotipado, com óculos de lentes grossas e sem amigos é coisa do passado. Ainda existem, é claro, mas não se pode ligar uma coisa a outra, automaticamente. Christian afirmou que apresentava muita dificuldade em acompanhar a escola. No segundo ano do ensino médio, ele ficou em recuperação de seis disciplinas. Até que descobriu o cubo mágico.
Como o cubo mágico pode ajudar?
A concentração necessária para resolver o problema lúdico, acabou o ajudando nas matérias curriculares. Aliar diversão e aprendizado é uma sorte que poucos tem. Quem consegue unir as duas coisas, realmente muda a história de sua vida pra sempre. Atualmente, Sena está na 83º posição no ranking mundial de sua modalidade.
O cubo mágico exige do seu desafiante alguns fatores que são importantes para um bom desenvolvimento escolar:
- Concentração, como já citado;
- Paciência na busca por uma solução a curto ou longo prazo;
- Pode desenvolver um raciocínio lógico aliado a algum conteúdo matemático, como potenciação, radiciação, geometria espacial, etc.
- E, principalmente, aumenta a autoestima do aluno, o que consequentemente trará muitos mais benefícios para o seu rendimento não somente em Matemática, mas como também nas demais disciplinas.
Sena trabalha e tenta cursar faculdade de Comércio Exterior, apesar das dificuldades financeiras. Disputa campeonatos em todo o país e sonha em se tornar profissional do esporte inusitado. Tudo começou com uma brincadeira, um amigo o desafiou a resolver o brinquedo. Ele foi lhe ensinando alguns métodos básicos e a partir daí, ele se desenvolveu.
Através da internet, foi se informando sobre campeonatos, associações e regulamentos internacionais. A partir de 2013, começou a disputar pequenos torneios e se saiu bem desde o princípio. O campeonato mundial é disputado de 2 em 2 anos e entre 17 e 19 de julho, em São Paulo, acontecerá o próximo evento.
Curiosidades sobre o Cubo Mágico
Este é um guest post (artigo convidado) enviado por Mirella Fonzar. Jornalista desde criancinha, acredita que amor, arte e educação podem, realmente, mudar o mundo. É workaholic e perfeccionista, apesar de desorganizada. Editora-chefe do Be Style, é criadora também dos blogs Vivendo Orlando e Good Old Music e trabalha com marketing digital.
Muito bom obrigada
ResponderExcluirObrigado você, Leia!
ExcluirAbraço!