Proporção áurea ou número de ouro é uma constante algébrica irracional identificada pela letra grega φ (phi). Essa constante (aproximadamente 1,618), desde a antiguidade é aplicada na arte e com mais frequência na natureza. Justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores.
Proporção áurea ou número de ouro é uma constante algébrica irracional identificada pela letra grega φ (phi). Essa constante (aproximadamente 1,618), desde a antiguidade é aplicada na arte e com mais frequência na natureza. Justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
Aplicação matemática no logo da Apple. |
Alguns exemplos envolvendo o número áureo:
- Semente de girassol.
- Folhas das árvores.
- População de abelhas.
- A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
- A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
- A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
- A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
- O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
- A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
E uma das mais famosas aplicações, o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. Sobre a sequência de Fibonacci, não há muito que dizer, o vídeo abaixo (A natureza e o número) fala mais que mil palavras. Algumas outras situações podem serem vistas assistindo esse excelente vídeo.
COMENTÁRIOS