No Ensino Básico, a justificativa apresentada para o estudo dos números irracionais apoia-se principalmente no fato de que tais números aparecem em fórmulas para o cálculo de perímetros, áreas e volumes e com soluções de equações.
Navegando por alguns grupos no Facebook encontrei esse belíssimo trabalho realizado pelos professores Graziele Souza Mózer e Humberto José Bortolossi. O trabalho foi apresentado no 2º Simpósio de Formação de Professores de Matemática da Região Nordeste em dezembro de 2016. Visando alcançar mais leitores para esse trabalho, resolvi compartilhar por aqui.
O livro está no formato PDF, é gratuito e foi publicado pela SBM.
Várias pesquisas têm apontado para a dificuldade de se ensinar e aprender esse assunto na escola básica e nos cursos de formação de professores de Matemática. Neste cenário, um erro frequente detectado entre os alunos é o de eles considerarem, por exemplo, que $\pi$ é igual a $3,14$ e que $\sqrt{3}$ é igual a $1,73$. Afinal, ao calcularem perímetros, áreas e volumes, o que geralmente se faz, no final, é substituir $\pi$ e $\sqrt{3}$ por suas aproximações mais conhecidas com uma ou duas casas decimais após a vírgula. [Os autores]
Resumo
No Ensino Básico, a justificativa apresentada para o estudo dos números irracionais apoia-se principalmente no fato de que tais números aparecem em fórmulas para o cálculo de perímetros, áreas e volumes e com soluções de equações. Neste trabalho mostraremos como dar um enfoque diferente aos números irracionais. Apresentaremos situações onde algo interessante e não óbvio acontece porque um determinado número é irracional.
Esperamos que esta nova perspectiva que articula números irracionais com problemas em geometria seja útil aos colegas professores e aos alunos de licenciatura em Matemática interessados no ensino e na aprendizagem de números irracionais.
Esperamos que esta nova perspectiva que articula números irracionais com problemas em geometria seja útil aos colegas professores e aos alunos de licenciatura em Matemática interessados no ensino e na aprendizagem de números irracionais.
Servidor da SBM Servidor alternativo
Ah, tem algumas demonstrações matemáticas com a força do GeoGebra. Vale a pena ler esse trabalho.
Compartilhe!
Qual é o procedimento para melhor entender a cadeira de Matemática.?
ResponderExcluirOlá, João!
ExcluirNão existe um melhor procedimento, como uma espécie de modelo que funciona para todas as pessoas. O que existe é superação, determinação, esforço, etc. É claro que do ponto de vista matemático é preciso dominar a sua base, caso contrário as coisas podem ficar muito mais complicadas.
Recomendo que leia os artigos da categoria Ensino do blog.
Abraço!
Professor ! gosto muito dos seus posts. trabalho com matemática também.
ResponderExcluirOlá, Bruno!
ExcluirMuito obrigado pelo comentário e por sua presença aqui. Mas desta vez os créditos desse posts vão todos para os professores Graziele Souza Mózer e Humberto José Bortolossi.
Um abraço!
Obrigado , desejando o melhor de si!
ResponderExcluirObrigado meu caro!
Excluir