Dica simples e rápida para ajudar na interpretação e comportamento do gráfico de funções reais de uma variável.
Estava dando aula de Matemática para o meu irmão que cursa Economia e para explicar melhor o comportamento de gráficos de algumas funções reais de uma variável dava um certo trabalho para ele desenhar e interpretar cada função e suas condicionais, sem falar da quantidade de papel que era desperdiçado.
Para ajudá-lo com uma lista de exercícios lembrei do comando SE do GeoGebra muito útil para analisar o comportamento dessas funções sem precisar gastar muito papel, tudo apenas com alguns cliques.
Infelizmente a placa de áudio do meu notebook não colaborou para gravar um vídeo com a minha narração passo a passo. No entanto, o processo é simples e creio que não será complexo utilizar o GeoGebra para esse fim.
Por exemplo, como esboçar o gráfico destacado abaixo.
Segue o vídeo
Repito mais uma vez que o vídeo não tem a minha narração. O gravei apenas para não encher um post de imagens passo a passo.
Baixe o roteiro e mais exemplos
Não precisava, mas deixo aqui o roteiro para download.
Exemplos:
- Se(x ≥ 1, -2x + 3, Se(-1 < x < 1, 1, Se(x ≤ -1, 2 + x)))
- Se(x ≥ 0, x + 1, Se(x < 0, -x))
- Se(x ≥ 1, x² - 4x + 3, Se(x < 1, x - 1))
- Se(x ≥ 0, x² - 4x + 3, Se(x < 0, x² + 4x + 3))
Aviso sobre os intervalos
Como você pode perceber, os gráficos de algumas funções não são construídas analisando seus intervalos (aberto e fechado). Lembra? Bolinha pintada: fechado. Bolinha branca: aberto.
O Geogebra ainda não tem esse recurso, pelo menos até onde sei. De qualquer forma você pode adicionar um ponto para o intervalo fechado e um ponto apenas com contorno quando aberto. Utilize o recurso Estilo de ponto.
COMENTÁRIOS