Conheça um pouco da história de uma pessoa que, mesmo com muita dificuldade luta por seus sonhos. Um deles é vencer com a Matemática.
Quantos jovens alunos você conhece que tem todas as oportunidades que os pais e o mundo possam oferecer e simplesmente eles desprezam? Talvez agora você lembrou daquele aluno indisciplinado que não assisti suas aulas.
Alguns tem tudo: moram em casa própria, tem quarto próprio, computador, smartphone, internet banda larga, TV por assinatura, consoles de vídeo game, pode comprar o livro que quiser, viajar para onde quiser, estuda em escola privada cara onde as despesas são altíssimas. E mesmo com tudo isso e muito mais, seus pensamentos sobre a vida, o seu futuro, caridade, etc., são vagos e despretensiosos.
Por que? Haja psicologia pra isso...
Em 18 agosto de 2017 recebi um e-mail no mínimo emocionante. No dia 20 de agosto do mesmo ano o respondi e salvei, tanto o e-mail como minha resposta, em rascunho no blog para uma futura publicação. Como tenho mais de 160 rascunhos, esse texto estava perdido entre eles sem título.
Hoje o encontrei e resolvi compartilhá-lo. Conheça um pouco da história de uma pessoa que, mesmo com muita dificuldade luta por seus sonhos. Um deles é vencer com a Matemática.
Hoje o encontrei e resolvi compartilhá-lo. Conheça um pouco da história de uma pessoa que, mesmo com muita dificuldade luta por seus sonhos. Um deles é vencer com a Matemática.

O e-mail
Professor, boa tarde.
Sou ******* de São Paulo.
Sou ex aluno de suplência, nunca gostei de estudar, mas terminei o ensino médio empurrado.
No final do ano de 2015, comecei a fazer curso de matemática no método japonês por nome de Kumon.
A minha mente abriu bem, e já estou na metade do curso, eu comprei essas coleções do Gelson Iezzi e os livros de resoluções de todos os volumes por Deus, comprei trabalhando de ajudante de pedreiro, pois estou desempregado, mas queria continuar fazendo o curso do Kumon, e investir nessa coleção, e em livros de outras matérias.
Como peguei gosto por estudar todos os dias, e pela matemática, me ascendeu essa centelha e sede pelo conhecimento sobre todas as coisas e sobre a matemática, e como li sobre o ensino que está péssimo no Brasil, só de raiva eu quero fazer licenciatura em matemática, mas tenho dúvidas se faço a licenciatura mesmo ou o bacharelado.
Pois bem, vou te falar o meu problema:
É o meu sonho estudar volume por volume, ler, entender e compreender 100% cada volume, e fazer todos os exercícios que estão em todos os volumes, mas quero fazer tudo de forma completa, sem deixar passar nenhum exercício e nem leitura, só que eu não consigo.
Gostaria de saber se você pode me dar um concelho ou uma dica, ou uma motivação para eu desenvolver nesta coleção, pois se elas vieram parar nas minhas mãos, vejo como um sinal de Deus para eu estudar elas.
A princípio quero aprender e desenvolver nelas por prazer, e depois claro, o meu objetivo é somente esse ano o Enem, para eu tentar entrar na faculdade de licenciatura em matemática, mas em primeiro lugar, quero aprender por prazer, e parar tirar o atraso por não ter estudado quando mais jovem, hoje tenho trinta anos.
Tenho outra pergunta, qual seria o requisito mínimo para eu poder começar no primeiro volume?
Eu estou em fatoração no Kumon, e no começo de Radiciação, você acha que eu deva esperar mais um pouco para começar ela, ou já começo logo de uma vez? Eu até baixei dois roteiros de estudos do FME no site guiadocdf, está em anexo neste e-mail caso você ainda não conheça.
Mas mesmo assim não consigo estudar, acho que é porque sei que estou desempregado, e até os serviços de ajudante de pedreiro também acabaram, acho que é por isso que não estou conseguindo estudar. Também gostaria de te falar, que sou mecânicos de autos, mexo com carros importados, e já tenho o pé em exatas.
E fiz uma prova aqui em São Paulo, para uma faculdade pública, por nome de Univesp, universidade virtual de São Paulo, é a distância, e pública, me parece que é montada pela USP, pois os professores da USP dão aulas lá, só que é a distância, e gratuito.
Eu acredito que como estou como suplente, eu entre lá para a terceira ou quarta chamada, mas falam que a lista pode correr até a nona chamada, se eu entrar, vou me esforçar ao máximo, mas se eu não entrar, eu tenho o Enem e também caso arrume um serviço, eu até pago por fora numa instituição qualquer, pois sei que o conhecimento não está na faculdade, então não to com o coração preso nesta faculdade, mas vou tentar o enem e ver no que dá.
Gostaria muito que você me desse o seu ponto de vista em relação as coisas que te falei, e que me desse dicas de como estudar essas coleções.
Desde já agradeço pela sua atenção e prestatividade em ler o meu e-mail.
Abraços *******.
Minha resposta
Olá, *******!
Antes de tudo saiba que mesmo sem te conhecer te admiro muito. Reconhecer falhas e partir pra luta são características de vencedores. Você é muito jovem ainda e seu sucesso depende de seus esforços. Se ouvir algum comentário dizendo que não pode, dê o seu silêncio e prove o contrário.
Respondendo a pergunta sobre Bacharelado ou Licenciatura em Matemática, escrevi o artigo Para que serve um matemático e um professor de Matemática? para o blog, que trás muitas informações das quais te ajudará.
Respondendo a pergunta sobre conselho, dica ou motivação, recomendo que conheça a minha história lendo o texto Como treinei meu cérebro para me tornar fluente em Matemática. Nunca fui fera em Matemática e passei por muitas barreiras até me formar e hoje ser professor. Nesse texto conto todos os detalhes. Recomendo também que leia os comentários dessa postagem, pois tem muitas pessoas que estão passando por situação semelhante a sua. Respondi cada comentário com mais dicas.
Sobre a coleção de Gelson Iezzi ela é excelente e estudei muito por ela. Contei no artigo Os livros que utilizei para estudar Matemática durante toda a graduação.
Sobre o seu ritmo de estudos, não sei como anda seu nível de aprendizado em Matemática, não sei como está a sua base matemática mesmo relatando que está estudando fatoração e radiciação. A coleção que comprou tem um nível matemático de dificuldade que pode variar de volume para volume. E o seu entendimento depende dessa base matemática. Tudo o que estudou no Ensino Fundamental 2 é o começo.
Dizemos que uma pessoa é dotada de base matemática, quando ela detém de um conjunto de conhecimentos específicos que possibilitam:
Faça uma auto avaliação em relação ao nível fundamental. Peça a ajuda de seus professores no Kumon nesse sentido. Tentar estudar todos os volumes de Gelson Iezzi sem entender a Matemática do Ensino Fundamental 2, vai complicar tudo para você.
Dizemos que uma pessoa é dotada de base matemática, quando ela detém de um conjunto de conhecimentos específicos que possibilitam:
- Identificar a linguagem matemática (símbolos e nomenclaturas padrões);
- Interpretar a linguagem matemática em diferentes contextos;
- Dominar operações aritméticas e algébricas;
- Identificar, interpretar e dominar a Geometria no contexto aritmético e algébrico.
Faça uma auto avaliação em relação ao nível fundamental. Peça a ajuda de seus professores no Kumon nesse sentido. Tentar estudar todos os volumes de Gelson Iezzi sem entender a Matemática do Ensino Fundamental 2, vai complicar tudo para você.
No entanto sempre tenha em mente que ser bom em Matemática não é sinônimo de ser um bom professor de Matemática, caso você opte mais tarde pelo curso de licenciatura.
Te desejo muito sucesso em seus estudos.
Um grande abraço!
Bom dia Professor, tudo beleza?
ResponderExcluirSensacional essa história de vida, são esses os verdadeiros heróis sem capa. Neste ano, iniciarei o Curso de Matemática voltada para a licenciatura, e você Professor Edigley, foi uma das minhas fontes de inspiração. Eu gostaria de lhe perguntar o seguinte, a coleção do Gelson Iezzi consegui atingir até que ponto da grade curricular descrita abaixo:
1º Período
Fundamentos Da Matemática Elementar I
Fundamentos Da Matemática Elementar II
Metodologia Científica
PIPE- Metodologia Científica (Prática De Ensino)
Prática de ensino em fund. De matemática elementar I
Prática de ensino em fund. De matemática elementar II
2º Período
Cálculo Diferencial E Integral I
Filosofia Da Educação
Geometria Analítica
Geometria Euclidiana Plana
3º Período
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial E Integral II
Introdução À Ciência Da Computação
Língua Brasileira De Sinais
4º Período
Álgebra I
Cálculo Diferencial E Integral III
PIPE - Metodologia Do Ensino (Prática De Ensino)
5º Período
Cálculo Diferencial E Integral IV
Física Básica I
Metodologia Do Ensino Da Matemática
6º Período
Estágio Curricular Supervisionado I
Estatística E Probabilidade
História Da Matemática
PIPE - Estatística E Probabilidade (Prática De Ensino)
7º Período
Estágio Curricular Supervisionado II
Física Básica II
Prática De Ensino - Oficina De Prática Pedagógica
8º Período
Análise I
Estágio curricular supervisionado III
PIPE - Matemática através de projetos (prát. Ensino)
Prática de ensino - matemática através de projetos
Trabalho de conclusão de curso I
9º Período
Seminário Do Estágio Curricular Supervisionado
Optativas
Leitura e produção de texto
Tópicos Especiais De Educação Matemática
Tópicos Especiais De Matemática
Eu concluir o ensino o médio em 2002, tenho 34 anos. O Curso de Matemática terá inicio no mês de Abril, enquanto isso, já estou pesquisando o que utilizar durante ele.
Forte abraço
Welton
Olá, Welton! Caminhando ne!
ExcluirObrigado pelas palavras. Me anima muito. Me emociona. Fico feliz em te ajudar de alguma forma.
Tendo estudado toda a coleção, ela te prepara para quase tudo.
As cadeiras listadas abaixo, ficam mais fáceis quando se domina essa coleção.
- Fundamentos Da Matemática Elementar I
- Fundamentos Da Matemática Elementar II
- Cálculo Diferencial E Integral I
- Álgebra Linear
- Cálculo Diferencial E Integral II
- Introdução À Ciência Da Computação
- Álgebra I
- Cálculo Diferencial E Integral III
- Cálculo Diferencial E Integral IV
- Física Básica I
- Estatística E Probabilidade
- Física Básica II
Desejo muito sucesso nessa jornada.
Abraço!
Essa coleção do Gelson Iezzi <3
ResponderExcluirMinha preferida: Geometria Analítica. <3
ExcluirOpa! Obrigado pelas informações. Outra dúvida, existe algum problema em ser edições mais antigas? Porque estou indo pegar os livros usados. Mais uma vez, muito obrigado.
ResponderExcluirOlá, Welton!
ExcluirO mais recomendável é usar uma edição mais recente. Mas, se não é possível, creio que as versões anteriores ainda podem ajudar muito.
Bons estudos!
Abraço!
Realmente é muito gratificante ver uma historia de vida semelhante a sua e saber que em um pais que tem os piores índices na educação se comparado a outros ainda tem pessoas que buscam pela educação uma qualidade de vida não só financeira mas também social. Após mais de 20 anos voltei aos estudos e curso engenharia elétrica e não esta sendo fácil pra mim que tive uma base ruim me encontrar dentro dos cálculos exatos dos limites, derivadas e integrais. Mas é isso ai mesmo só alcança quem tenta e só vence que persiste até o fim.
ResponderExcluirOlá, João!
ExcluirNo seu caso você já sabe o caminho: persistir.
É claro que na prática é muito diferente. Mas, só conseguimos ou desistimos se tentarmos antes.
Obrigado por estar aqui.
Um abraço!